Os penteados dos anos 50 trouxeram uma mudança dramática em comparação com as décadas anteriores, mas mantendo a feminilidade e naturalidade. Muitos penteados no estilo dos anos 50 parecem realmente relevantes agora e frequentemente os vemos recriados no tapete vermelho e em desfiles de moda.
Anunciante gustavo
Continue Lendo
A década de 50 foi marcada pelo desejo de voltar à vida normal após os limites da Segunda Guerra Mundial. O uniforme militar de ombros largos foi substituído por vestidos arejados, saias largas e linhas arredondadas. Naquela época, a mulher era um reflexo do bem-estar do marido.
Visitas diárias ao cabeleireiro e troca de roupas durante o dia eram normais, até obrigatórias. A imagem de uma dona de casa ideal com maquiagem, penteado, vestido da moda e salto alto foi especialmente popular.
Penteados dos anos 50 – o estilo das celebridades
Então, como agora, o penteado e a moda eram ditados pelas estrelas e celebridades – as primeiras-damas de Hollywood. Audrey Hepburn, Bettie Page e Grace Kelly popularizaram seus cortes de cabelo estilosos, que se tornaram sucessos imediatos e foram copiados por milhões.
O penteado poodle foi um dos mais populares devido ao fato de ser um penteado curto, emoldurando o rosto da mulher e focando a atenção nos olhos e naquela época as mulheres arrumavam os olhos de forma dramática. O estilo coquete de Marilyn Monroe – outro ícone desse período – é copiado ainda hoje. O estilo dos anos 50 pode ser caracterizado por algumas características distintas – maquiagem brilhante e rosto aristocrático pálido, cílios grossos.
Cores de cabelo mais claras ficaram na moda e as mulheres frequentemente adicionavam cachos falsos e mechas de cabelo para atingir o volume da moda. Os penteados dos anos 50 incluíam cachos suaves e elegantes, ondas glamorosas, cortes de cabelo curtos no queixo ou na altura dos ombros, e muito spray de cabelo era usado para fixar o cabelo.
Quais são os penteados e cortes de cabelo mais populares dos anos 50?
Os penteados dos anos 50 exigiam um certo rigor e habilidade e naquela época as mulheres praticamente não podiam prescindir da ajuda de um cabeleireiro para conseguir o look ideal. Alguns dos cortes de cabelo e estilos mais famosos mantiveram sua popularidade e você pode vê-los hoje com o toque moderno do século XXI.
Rabo de cavalo – simples e elegante, considerado clássico, mas na verdade vem dos anos 50, embora hoje seja considerado um estilo cotidiano e informal.
O bouffant, usado por Jacqueline Kennedy em seu casamento em 1953, com seu visual volumoso também era muito popular, com ondas fluindo livremente da área da coroa e bordas curvas. Esse penteado exigia tempo, esforço e precisão, bem como uma quantidade generosa de spray de cabelo para atingir a aparência desejada. A colmeia era uma variação muito popular do bufante.
Mencionamos o corte de poodle, que era um corte de cabelo curto e tão popular quanto o corte de elfo ou o corte italiano. O cabelo tem uma permanente em cachos curtos e apertados, que são muito semelhantes aos cabelos cacheados do poodle e é daí que vem o nome do estilo.
O corte pixie que foi apresentado por Audrey Hepburn no filme “Roman Holiday” se tornou um sucesso ao demonstrar como você pode parecer glamoroso e feminino sem ter um cabelo comprido.